domingo, 19 de julho de 2009

Quem é você, Buda?

Certa vez o Buda caminhava em uma estrada quando um homem o perguntou:
"Mestre, o senhor é um deus?"
"Não, não sou um deus" respondeu o Buda.
"Então imagino que o senhor seja um demônio.."
"Não sou um demônio" respondeu novamente o Buda.
"Então só posso dizer que o senhor é um homem"
E o Buda "Não sou um homem..."
"Então, o que é o senhor?"

"Sou um desperto".

Essa história ilustra a essência da figura 'mitológica' do Buda. Ele, que não sendo um homem, nem um deus ou um demônio desenvolveu uma vida repleta de ensinamentos, de dedicação intensa ao bem-estar de todos os seres, ao ensinar um caminho chamado "dharma". Por causa deste caminho, ele se intitulava e era reconhecido como Buda, ou seja, um desperto. Alguém que por profunda compaixão e um grande trabalho espiritual alcançou os méritos de uma mente liberta das inquietações humanas. Esta mente é chamada de nirvana, a iluminação, a sagrada paz, a tranquilidade e o fim do sofrimento.

Para este nobre mestre apenas alcançar esse fantástico patamar espiritual não foi o suficiente. Eu escrevi acima que ele chegou a este estado por profunda compaixão, tendo em mente o bem estar de todos os seres do mundo. Todos. Da pequena formiguinha até o maior dos animais, incluindo o homem. Como um Iluminado, Buda continuou a ensinar por mais de quatro décadas, dedicando sua vida ao ensino do caminho libertador. Ele não se contentou em ser um iluminado mas se preocupou com a iluminação de todos os seres. E no fim, essa profunda compaixão, esse amor transcendente permitiu ao nobre mestre nos ensinar o caminho pelo qual ele mesmo se tornou um Buda, e que pode ser trilhado por qualquer um de nós. Para o fim de todo o sofrimento pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário